sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ato Público em Salvador neste dia 10

Atividade acontece nesta quarta-feira (10), em frente ao Iguatemi. Centenas de integrantes da comunidade acadêmica, vindas de todo o estado, reivindicarão maior orçamento às universidades estaduais

Na semana em que a greve das/os professoras/es das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) completa um mês, as Associações Docentes (ADs) de Uneb, Uefs, Uesb e Uesc, organizam um grande ato público, que acontecerá nesta quarta-feira (10), em Salvador. A manifestação acorrerá a partir das 9h, em frente ao Shopping da Bahia, antigo Iguatemi.


A força da luta

Para o Comando de Greve da ADUNEB, contra o descaso e a falta de vontade política do governo do estado, a hora é de demonstrar ainda mais a força e união da comunidade acadêmica das Ueba. A intransigência do governador Rui Costa causa ainda mais indignação e o fortalecimento da greve. Após um mês de radicalização, o governo continua a se recusar a negociar o aumento do repasse do orçamento para, no mínimo, 7% da Receita Liquida de Impostos.

Ainda segundo as/os professoras/es da ADUNEB, os avanços conquistados até agora na mesa de negociação, frutos da forte pressão da comunidade acadêmica das Ueba, embora sejam vistos como importantes, não contemplam a maior parte da pauta de reivindicações. O Movimento Docente (MD) das Ueba reconhece o avanço que representa as discussões iniciadas para a revogação da Lei 7176/97, que interfere na autonomia de gestão das Ueba. Da mesma maneira, entende como positivo o debate em andamento sobre promoções, progressões e alteração de regime de trabalho; direitos trabalhistas das/os professoras/es, garantidos em lei, que vinham sendo negados pelo estado. Porém, para minimizar a grave crise, muito mais precisa ser feito.

Diante do atual cenário, o Comando de Greve da ADUNEB conclama todas/os a somar forças no ato público deste dia 10 de junho. A história das Ueba mostra que não existem conquistas sem luta. Todos os avanços conseguidos por docentes, estudantes e técnicas/os só aconteceram depois de muita reivindicação e demonstração de força. Venha defender o ensino público superior de qualidade e as Universidades Estaduais da Bahia, patrimônio público do povo baiano. Juntos somos fortes!

Fonte: ADUNEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário